Sobre o Clube do Livro

Os clubes de livros já foram muito populares no Brasil. O primeiro clube brasileiro foi formado por Mário Graciotti e chegou a ter 50 mil livros distribuídos em uma única edição, seu clube distribuía os livros pelos correios e funcionou de 1943 até 1989. Em 1973, surgiu também a editora Círculo do Livro, mantida pelo Grupo Abril em associação com a editora alemã Bertelsmann. Naquela época, para fazer parte do clube era necessário ser indicado por algum outro sócio e após entrar, cada associado recebia um catálogo quinzenal com títulos para a escolha. Em 1975, o Círculo do Livro reuniu mais de 250 mil sócios e, em 1983, a editora já alcançava mais de 850 mil pessoas. 

Entre as importantes contribuições de clubes de livros como aquele esteve a popularização de coleções como a Primeiros Passos e obras de autores brasileiros fundamentais. 

O acirramento da atividade capitalista na editoração de livros e a concorrência fizeram com que os clubes perdessem força no final dos anos 1990, mas eles voltaram a ressurgir nos últimos anos. 

No final dos anos 2010, diversos clubes literários surgiram, propondo um formato de livros-surpresas, com obras selecionadas para os leitores pelas curadorias dos clubes. Hoje, existem clubes de literatura estrangeira, nacional, infantil e muitos outros.

É nesse contexto que a EFoP se propôs o desafio de lançar um clube do livro socialista. Nossa proposta é fazer circular para o maior número possível de pessoas títulos importantes para o aprofundamento dos estudos em torno da crítica da economia política e de temas atuais na conjuntura brasileira e internacional. 

Sob o formato de clube de assinatura torna-se possível organizar um planejamento de leituras que se entrelaçam com sentido lógico, entregá-las aos leitores, organizar debates sobre as obras e favorecer o financiamento das editoras que publicam livros de interesses para os socialistas. Tarefa que nós não consideramos secundária quando pensamos o fazer educativo na esquerda.

Como funciona?

Todos os meses

Você paga uma mensalidade e recebe todos os meses na sua casa nosso kit de literatura socialista

Livros surpresa

Os livros são surpresa e são escolhidos especialmente para os leitores associados ao nosso clube

Afine seus estudos

O Clube do Livro (à Esquerda) é uma ótima forma de manter seus estudos sobre o socialismo sempre como prioridade

Todos os meses um livro surpresa e um debate sobre a obra

Mantenha seus estudos com disciplina

Participar do clube de leitura é uma ótima maneira de manter seus estudos em dia. Você receberá um livro todos os meses e a nossa curadoria é especialmente pensada para possibilitar a conexão entre as obras, além de colocar em pauta debates sobre o nosso tempo presente.

​É assim que, ao fazer parte do clube, você tem a oportunidade de manter seus estudos com ritmo e disciplina, complementando sua formação com outras leituras e espaços formativos. Para contribuir com você, nós pensamos no desafio de manter os estudos de pelo menos um livro todos os meses. 

Faça Parte

Você assina o Clube do Livro (à Esquerda)

Receba

Recebe o seu livro na primeira semana de cada mês

Leia

Aproveita o seu novo livro do começo ao fim!

Debata

Enquanto espera o próximo livro, nós fazemos um debate na EFoP

Como escolhemos os livros?

Os livros serão selecionados por meio de critérios que consideram tanto a relevância da obra no interior da tradição socialista quanto aspectos conjunturais. O caráter surpresa mantém a curiosidade viva, mas o leitores poderão ter a segurança de que todas as obras versarão sobre temas candentes de nosso tempo sob uma perspectiva de transformação social. A curadoria preparou as leituras segundo um encadeamento lógico, o  que permite que a cada mês haja um maior entrosamento entre os debates centrais apresentados pelo livro do mês e aqueles que o precederam. Caso você não tenha participado das leituras anteriores, as obras poderão ser visualizadas na página do Clube.

Este Clube do Livro poderá não apenas incentivar leituras à esquerda, mas também auxiliar na organização sistemática dos estudos, sempre resguardando a autonomia dos assinantes quanto às interpretações. Com a leitura de um livro por mês, os leitores curiosos recém iniciados no campo da esquerda poderão sistematizar seus estudos por meio de um encontro com clássicos e textos atuais para a interpretação da realidade. Os já familiarizados com a literatura de esquerda poderão reacender discussões, além de se manter atualizados quanto a publicações contemporâneas. 

Seja qual for o caso, todos estes leitores à esquerda poderão dar uma dimensão coletiva ao processo solitário da leitura. Por meio do debate mensal realizado pela EFoP, os assinantes desfrutarão de uma discussão teórica mediada por importantes intelectuais da área, o que poderá elevar o nível de apreensão da obra e fornecer elementos para as interpretações pessoais.

Editoras no catálogo do Clube do Livro

Boitempo Editorial
Boitempo Editorial
Editora Contraponto
Editora Contraponto
Editora Insular
Editora Insular
Editora Sundermann
Editora Sundermann
Editora Zahar
Editora Zahar
Expressão Popular
Expressão Popular
Show More

Perguntas frequentes

Como funciona o clube do livro?


Somos um clube de assinatura de livros de esquerda. Para receber os livros você realiza a assinatura pelo site e todos os meses nós lhe enviamos pelo correio um título surpresa e, ao final do período de leitura, realizamos um debate ou reunião sobre a obra ou um tema relacionado.




Posso cancelar a qualquer momento?


Sim, você pode cancelar a qualquer momento. Não existe um prazo mínimo de fidelidade. Se você não gostar do nosso clube, basta cancelar sua assinatura pelo site.




E se eu já tiver o livro?


Se você já possui o título que lhe enviaremos e não quiser recebê-lo, nós poderemos lhe oferecer outras opções de títulos para substituí-lo e você ainda poderá participar do debate sobre a obra escolhida pela nossa curadoria para aquele mês.




Por que fazer parte de um clube do livro ao invés de comprar as obras em uma livraria?


Comprar livros nas livrarias não é como ir ao supermercado comprar ingredientes, mas uma experiência cultural. É por isso que o clube do livro (à esquerda) não pretende substituir esse momento de prazer com a leitura. O que propomos é que você possa complementar a sua formação teórica e política com livros exclusivamente selecionados por uma curadoria atenta aos problemas do nosso tempo presente e aos dilemas de interpretação das sociedades capitalistas. Ao fazê-lo você terá ainda a oportunidade de participar de debates com outros leitores que acabaram, como você, de ler o livro do mês. Esse será um importante momento de troca de experiência. Mas atenção: o debate possibilita a troca e a discussão de questões relacionadas ao texto, mas não se propõe a ser um espaço para alinhamento das interpretações analíticas e históricas. Portanto, cada um pode ter suas próprias análises sobre os livros discutidos e a nossa moderação será sempre no sentido de possibilitar que as diversas interpretações possam ter espaço na discussão.





Nossos planos

clubeplanos.png

50

Editora Contraponto

Editora Contraponto

Go to link