top of page
Grupo de Leitura "A tragédia e a farsa: a ascensão das direitas no Brasil contemporâneo"
Grupo de Leitura "A tragédia e a farsa: a ascensão das direitas no Brasil contemporâneo"

seg., 17 de jul.

|

Conferência Online

Grupo de Leitura "A tragédia e a farsa: a ascensão das direitas no Brasil contemporâneo"

Grupo de Leitura "A tragédia e a farsa: a ascensão das direitas no Brasil contemporâneo" de Flávio Henrique Calheiros Casimiro. Mediação: Allan K. Seki (FE/UNICAMP) e Selma B. Venco (FE/UNICAMP)

As inscrições estão encerradas.
Ver outros eventos

Horário e local

17 de jul. de 2023, 19:00 – 19:05

Conferência Online

Sobre o evento

Grupo de Leitura "A tragédia e a farsa: a ascensão das direitas no Brasil contemporâneo" de Flávio Henrique Calheiros Casimiro. Mediação: Allan K. Seki (FE/UNICAMP) e Selma B. Venco (FE/UNICAMP).

Sobre o livro:

O tema deste livro é a velha direita que domina, cria hegemonia e se transforma em “nova direita”, organizada em torno de aparelhos de ação política e ideológica. […] O livro permite ao leitor compreender que a dominação burguesa não se mantém apenas por herança política. Ela é, sim, fruto de extensa e dedicada organização dos aparelhos de hegemonia privados, das classes dominantes. […] O livro vai mostrar ao leitor inúmeros aparelhos organizativos da burguesia, suas formas de atuação e multiplicação, suas insistentes pautas, e inclusive seus conflitos internos. Ao fim e ao cabo restará uma certeza, há uma nova forma de dominação e parcelas da velha burguesia se renovam, ou são atropeladas pelo novo que busca mesmo é implantar o velho: a dominação, o enxugamento de direitos, a garantia do lucro acima de tudo. Institutos, centros de estudo, revistas, think tanks, se articulam em ações pelo país afora e internacionalmente, pois o capital não admite fronteiras. O Estado como pano de fundo permite os novos reordenamentos do pensamento liberal organizado e fazendo sentido prático nas diversas frações de classe burguesas que esperam lucrar a qualquer preço e a conta vai ser paga pela classe trabalhadora. O livro propicia uma leitura indignada, mas, sobretudo, altamente instrutiva para desvendar os desafios que temos a enfrentar na nova quadra histórica que se coloca a nossa frente, onde o fascismo mostra a cara sem máscaras. (Carla Luciana Silva, professora de História da Unioeste)

Sobre o autor:

Doutor em História Social, na área de História Contemporânea - Economia Capitalista, pela Universidade Federal Fluminense, UFF. Professor de História Econômica e Economia Política do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, Campus Poços de Caldas. É autor do livro "A Nova Direita: aparelhos de ação política e ideológica no Brasil Contemporâneo" e um dos autores do livro "O Ódio como Política: a reinvenção das Direitas no Brasil".

Sobre os mediadores:

Allan Kenji Seki é Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pós-doutorado em andamento na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pesquisador do Grupo de Estudos em Política Educacional (GREPPE/UNICAMP) e do Grupo de Investigação em Política Educacional (GIPE-Marx). Bolsista FAPESP (Processo nº 2021/01249-9). 

Selma B. Venco é Docente na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE/UNICAMP), Pesquisadora associada do Centre de Recherches Sociologiques et Politiques de Paris (CRESPPA) e vice-lider do Grupo de Estudos em Política Educacional (GREPPE/UNICAMP). 

Cronograma do GL:

Inscrições no site da EFOP até 17/07/2023

Digulvação dos selecionados (por e-mail): 18/07/2023

1º Encontro (p. 9-84): 18/07/2023 das 18h30 até 20h00

2º Encontro (p. 85-146): 25/07/2023 das 18h30 até 20h00

3º Encontro (p. 147-158): 01/08/2023 das 18h30 até 20h00

Os encontros serão realizados online pelo link enviado aos participantes selecionados.

As leituras indicadas devem ser realizadas antes do encontro.

Dúvidas: efop.vaniabambirra@gmail.com 

Agenda


  • 10 minutos

    Encerramento das inscrições

    Site EFOP

  • 1 hora 30 minutos

    1º Encontro do Grupo de Leitura "A tragédia e a farsa: a ascensão das direitas no Brasil contemporâneo"

    Google Meet
Mais 3 itens disponíveis

Compartilhe este evento

bottom of page