

sáb., 02 de ago.
|Zoom
Grupo de Leitura “O Brasil e o Capital-imperialismo” de Virgínia Fontes
Na obra O Brasil e o capital-imperialismo, Virgínia Fontes propõe uma análise original do capitalismo contemporâneo por meio do conceito de capital-imperialismo, uma formulação que busca superar as limitações das abordagens centradas apenas no imperialismo dos Estados-nação ou na dicotomia centro-pe
Horário e local
02 de ago. de 2025, 10:00 – 12:00
Zoom
Sobre o evento
Grupo de Leitura “O Brasil e o Capital-imperialismo” de Virgínia Fontes
A obra:
Na obra O Brasil e o capital-imperialismo, Virgínia Fontes propõe uma análise original do capitalismo contemporâneo por meio do conceito de capital-imperialismo, uma formulação que busca superar as limitações das abordagens centradas apenas no imperialismo dos Estados-nação ou na dicotomia centro-periferia. Para Fontes, o capital-imperialismo designa uma fase do capitalismo em que a concentração de recursos sociais de produção — conhecimento, ciência, tecnologia, força de trabalho e natureza — é cada vez mais apropriada por frações monopolistas do capital, independentemente das fronteiras nacionais. Nesse processo, o imperialismo deixa de ser apenas uma política externa de dominação e se torna um modo estrutural de reprodução do capital em escala global, baseado na expropriação ampliada e na desigualdade sistemática entre classes e territórios. Fontes propõe, assim, uma abordagem histórica que articula a crítica marxista, a teoria do Estado e a dinâmica do mercado mundial, que reconstitui ciclos de lutas sociais, a atuação das classes dominantes e os processos de transformação da sociedade brasileira desde a ditadura empresarial-militar de 1964.
Como funcionam os Grupos de Leitura?
Os Grupos de Leitura (GLs) da EFOP são módulos de trabalho coletivo temporário, voltados à leitura crítica de obras de autores relevantes para a formação da classe trabalhadora. As leituras são sistemáticas e buscam apreender as perspectivas teóricas e metodológicas dos autores, tanto na conjuntura específica em que os textos foram escritos quanto em sua atualidade no presente. Em cada encontro, os participantes são convidados a aportar dúvidas, questões e contrapontos sobre o trecho da obra em análise, com base na leitura previamente sistematizada por um ou dois membros do grupo.
Trata-se de atividades de caráter temporário, com objetivos bem definidos, cujos grupos de trabalho se encerram uma vez concluída a leitura crítica da obra escolhida.
Enquadramento:
Este grupo de leitura é uma atividade integrante do Grupo de Estudos de Economia Política da Educação, mas está aberto a todos os demais interessados em discutir a obra em questão sob uma perspectiva crítica, pluralista e heterodoxa. O interesse maior do Grupo de Estudos de Economia Política da Educação é a compreensão dos aportes sobre a questão do Estado no Brasil.
Datas importantes:
Inscrições dos interessados: até 05/07/2025
Resultado das inscrições: até 12/07/2025
Informações práticas:
Os encontros serão realizados online, por meio de link enviado às pessoas selecionadas para compor o Grupo de Leitura.
Pedimos que cada pessoa interessada se inscreva apenas se tiver disponibilidade para participar da maioria dos encontros.
Há uma taxa de inscrição simbólica, entendida como uma contribuição à manutenção das atividades da Escola de Formação Política da Classe Trabalhadora – Vânia Bambirra. Além de viabilizar as ações da escola, essa contribuição também nos ajuda a reduzir perdas de vagas causadas por inscrições de pessoas que ainda não têm certeza sobre sua participação efetiva. Saiba mais sobre as taxas de inscrição da EFOP clicando aqui.
Todos os inscritos devem realizar o pagamento da taxa e, caso não sejam selecionados para o Grupo de Leitura, a equipe da EFOP realizará o reembolso automaticamente.
Atenção: se o valor da contribuição representar um obstáculo para sua participação, escreva para a equipe da EFOP, para que possamos avaliar juntos a possibilidade de redução ou isenção da taxa.
Dúvidas: efop.vaniabambirra@gmail.com
Calendário dos encontros:
🗓 Data/Hora
📖 Textos que serão discutidos
⏱ Tempo mínimo sugerido de estudos e sistematizações da leitura antes do encontro
🗓 1º encontro – 02/08/2025, das 10h00 às 12h00 (Horário de Brasília)
📖 Introdução (p. 11–21)
📖 Capítulo 1 – Para pensar o capital-imperialismo contemporâneo: concentração de recursos sociais de produção e expropriações (p. 21–98)
⏱ ~6 horas (3 dias)
🗓 2º encontro – 16/08/2025, das 10h00 às 12h00 (Horário de Brasília)📖 Capítulo 2 – O imperialismo, de Lenin a Gramsci (p. 99–144)⏱ ~3 horas (2 dias)
🗓 3º encontro – 06/09/2025, das 10h00 às 12h00 (Horário de Brasília)📖 Capítulo 3 – A espiral capital-imperialista (p. 145–214)⏱ ~5 horas (3 dias)
🗓 4º encontro – 20/09/2025, das 10h00 às 12h00 (Horário de Brasília)📖 Capítulo 4 – Contra a ditadura: luta de classes e sociedade civil no Brasil capitalista (1970–1980) (p. 215–254)⏱ ~2h40min (2 dias)
🗓 5º encontro – 04/10/2025, das 10h00 às 12h00 (Horário de Brasília)
📖 Capítulo 5 – Lutas de classes e sociedade civil na década de 1990: o que muda da Abong às Fasfil? (p. 255–302)⏱ ~3h10min (2 dias)
🗓 6º encontro – 18/10/2025, das 10h00 às 12h00 (Horário de Brasília)
📖 Capítulo 6 – O Brasil capital-imperialista (p. 303–350)⏱ ~3h10min (2 dias)
🗓 7º encontro – 01/11/2025, das 10h00 às 12h00 (Horário de Brasília)📖 Capítulo 7 – Capital-imperialismo brasileiro: controvérsias e novos dilemas (p. 351–370)⏱ ~1h20min (1 dia)
Bibliografia complementar:
"Imperialismo, fase superior do capitalismo" – Vladimir Lênin
"Dialética da dependência" – Ruy Mauro Marini
"O novo imperialismo" – David Harvey
Coordenação do GL:
Allan Kenji Seki. Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisador de Pós-doutorado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Bolsista FAPESP (Processo nº 2021/01249-9). Coordenador do Grupo de Estudos de Economia Política da Educação (Econopoledu) e pesquisador do Grupo de Investigação em Política Educacional (GIPE-Marx).
Priscila Monteiro Chaves. Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Professora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atua no curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), vinculada à linha de pesquisa Educação e Linguagens. É pesquisadora do Grupo de Investigação em Política Educacional (GIPE-Marx) e do Grupo de Pesquisa Trabalho e Práxis.
Inscrição
Inscrição
Término das vendas
12 de jul., 12:00
R$ 10,00
Total
R$ 0,00