“A educação para além do capital” em homenagem ao filosofo húngaro István Mészáros

Atualizado: Ago 26

Curso realizado pela EFoP e UáE em 01 de dezembro de 2017


No dia 01/12/2017, a Escola de Formação da Classe Trabalhadora - Vânia Bambirra, em parceria com o UFSC à Esquerda, realizaram a formação intitulada “A educação para além do capital” em homenagem ao filosofo húngaro István Mészáros, o qual havia falecido no dia 01/10/2017.


A formação buscou dar conta da discussão proposta por István de que a educação deve ser compreendida em todos os aspectos de nossa vida, de que não existe qualquer atividade humana que não envolva atividade intelectual. O que nos leva a pensar que a família, a escola, o trabalho e as relações sociais são todas instituições formativas do sujeito. Isso significa, então, que o tempo todo estamos aprendendo algo, cabe apenas saber se essa aprendizagem está a favor de nossa libertação ou de nossa alienação.


Consequentemente, se buscamos a transformação significativa da educação, precisamos compreender que isso só será possível juntamente da ruptura com a lógica do capital. Caso contrário, estamos sujeitos a sempre estar “educando” para a satisfação e reprodução dos modos e concepções de vida do capitalismo.