top of page

6º Çirculação da Balbúrdia - João Gabriel Almeida

Atualizado: 14 de ago. de 2020

Sexto encontro do "Çirculação da Balbúrdia” realizado pela EFoP em 11 de junho de 2020 a partir da pesquisa "A Esperança está no Cuidado. Uma Reflexão sobre Redes Sociais, Guerrilhas e Populismo”


O Çirculação da Balbúrdia com o doutorando João Gabriel Almeida discutiu parte da pesquisa do mesmo que foi sintetizada no texto “A Esperança está no Cuidado. Uma Reflexão sobre Redes Sociais, Guerrilhas e Populismo”, que pode ser acessado na biblioteca da EFoP.


João Gabriel está fazendo doutorado na Universidade Pompeu Fabra de Barcelona e escreve a partir de sua experiência na Colômbia, como professor de jornalismo para os ex-guerrilheiros das FARC no Cauca.


Utilizando-se de epistemologias feministas, ele associa a comunicação com a prática do cuidado e propõe a categoria de educação popular transmídia para pensar sobre o uso de tecnologias com e para uma comunidade.


“A Educação popular transmídia é uma categoria que eu tenho construído para pensar sobre o uso de tecnologias com e para uma comunidade”, explica João.


Nas palavras de João, as discussões travadas por ele na pesquisa “são uma tentativa de localizar a impotência que traz consigo a crença de que, a partir da comunicação persuasiva mediada por um novo vendedor não humano da inteligência artificial seremos capazes de fazer algo novo em Nossa América e no mundo”.


Em contraposição, João defende que “a esperança é colocada em iniciativas como La Vaca da Argentina e Mujeres Creando da Bolívia, na tentativa de reconhecer as práticas a comunicação e as práticas digitais como uma comunicação de cuidado e em sua articulação com o que chamamos de Educação Popular Transmídia”.


Para quem não pôde acompanhar a atividade, a apresentação está disponível no canal do YouTube da escola. Aproveite e se inscreva no canal para receber notificações dos próximos vídeos.



52 visualizações0 comentário
bottom of page