Agenda de Debates (à esquerda)

Iniciativa conjunta da EFoP e do Jornal Universidade à Esquerda de junho/outubro de 2020


Desde o início do afastamento social, a esquerda passou a organizando uma série de debates e entrevistas através de múltiplas plataformas. Naquele momento sentimos a ausência de um instrumento que congregasse as atividades das organizações e grupos de pesquisa em todo o Brasil. Por isso, a Escola de Formação Política da Classe Trabalhadoras - Vânia Bambirra - EFoP e o Jornal Universidade à Esquerda se uniram para criar um espaço unificado de divulgação.


A Agenda de Debates (à Esquerda) teve o objetivo de facilitar a visualização e divulgação das atividades à esquerda em um espaço único. Contribuindo, assim, para reunir as atividades das organizações e grupos de pesquisa de esquerda, constituindo-se em um espaço pluripartidário que congregasse os debates relevantes deste campo, mesmo que divergentes entre si. Espaços deste tipo tem sido fundamentais para permitir a circulação e aprofundamento de debates para além do espaço restrito do grupo que o promove.


De junho até outubro a Agenda registrou e sistematizou eventos importantes, permitindo a circulação dos debates de esquerda. Foi feito um esforço de divulgação da plataforma aos diferentes grupos que produziram debates neste período. A Agenda também previu uma forma para que qualquer pessoa pudesse incluir eventos, preenchendo formulário com as informações da atividade.


Foi possível em um mesmo espaço encontrar debates de diferentes grupos de pesquisa de diferentes universidades, sindicatos e movimentos de todo país. Em alguns deles debatidos temas relevantes como a educação em tempo de pandemia, o empresariamento da educação, políticas públicas em geral, transformações no mundo de trabalho, questões raciais, entre outros debates presentes nos debates à esquerda.


O objetivo inicial de coletivizar os debates de esquerda e ampliar as discussões para um maior número de pessoas foi cumprido. Também é verdade que nesse momento os grupos e organizações de esquerda já estão com seus eventos no formato online mais sistematizados e a agenda já teve seu papel concluído. Agradecemos todos que contribuíram com a iniciativa, seja acompanhando os eventos divulgados, seja incluindo àqueles eventos a que teve acesso. Concluímos aqui mais uma iniciativa conjunta do Jornal e da Escola.




31 visualizações