top of page

Introdução à Teoria do Valor em Marx

Atualizado: 26 de ago. de 2020

Curso realizado pela EFoP e UáE em 26 de março de 2017


Inaugurando as atividades da EfoP, a primeira edição desse curso ofereceu uma densa introdução à teoria do valor. O curso ocorreu em 26 de março e durou um dia inteiro. A formação passou pelos principais capítulos dos livros I e III d’O Capital, e propiciou uma base para avançar no campo da Teoria Marxista da Dependência, tema da formação seguinte.


​O curso teve como objetivo introduzir brevemente a concretização da burguesia e do processo de produção capitalista para adentrar nas principais categorias e conceitos sobre a teoria do valor desenvolvida na obra por Karl Marx n’O Capital.


​Dentre as categorias histórico-conjunturais, foi apresentado e discutido o ‘valor de uso’, ‘valor’ e ‘valor de troca’ e ‘força de trabalho’. Com base nessas categorias, o curso pretendeu avançar para o desenvolvimento sobre as etapas da circulação de mercadorias, do dinheiro inicial para mercadoria e, após, para dinheiro final. Com isso, adentrou-se na temática sobre a produção de ‘valor’ e ‘mais-valor’ no sistema de produção capitalista, e as relações entre os meios de produção e força de trabalho.


​Assim, foi possível compreender como calcula-se a taxa de mais-valor e taxa de lucro e como funciona a composição orgânica do capital na concepção de Marx. Para isso, foi preciso apresentar, também, as diferenças entre mais-valor absoluto e relativo, bem como, Capital constante e variável. Ademais, foi possível verificar preço de produção e valor de mercadoria.

41 visualizações0 comentário
bottom of page