top of page

Vem aí: Cursinho popular Machadianos 2024

Em 2020 a EFOP Vânia Bambirra e o Jornal UFSC à Esquerda uniram forças para criar um cursinho popular de redação e literatura voltado para estudantes concluintes do ensino médio de escolas públicas na região de Florianópolis (SC) e trabalhadores que já concluíram o ensino médio e desejam retomar os estudos em universidades públicas.


Como o vestibular daquele ano foi suspenso, em decorrência da pandemia do COVID 19, somente em 2022 foi possível executar a primeira edição do cursinho. Em breve nós iremos divulgar mais informações sobre essa experiência, que foi extremamente formativa para os integrantes, para além de resultar em aprovações no vestibular.


O que é o cursinho e por que foi criado?


O cursinho crítico de Redação e Literatura Machadianos faz parte da EFOP Vânia Bambirra, que é um dos instrumentos de luta do Coletivo Emancipação Socialista (CESO). Desse modo, está ligado à luta pela superação do capitalismo dependente e pelo Socialismo como um horizonte urgente e factível para a classe trabalhadora!


Entendemos que a universidade pública é uma instituição com a possibilidade de uma formação mais completa, que tem sua história marcada pela crítica a tudo e a todos, inclusive ao próprio Estado que a financia. Ainda que repleta de contradições e processos históricos que buscam minar a sua existência autônoma e crítica, esse é um espaço fundamental de acesso da juventude e demais trabalhadores a uma outra experiência formativa e de possibilidade de produção de conhecimento ligado às reais necessidades da população brasileira.


Assim, o Cursinho Popular Machadianos busca auxiliar os vestibulandos oriundos das instituições de educação pública a acessarem a universidade pública e percebe nesta instituição um terreno de disputa por uma produção de conhecimento interligada aos dilemas da classe trabalhadora brasileira.


Estamos preparando a segunda edição do Machadianos, voltada para o vestibular 2024, e em breve traremos mais informações! Acompanhe nossas redes sociais e o site da EFOP!


Instagram: @efopvaniabambirra

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page