top of page

Cursinho Machadiano - Como funciona?

Atualizado: 18 de ago. de 2020



Cursinho Machadiano - Como funciona?


O Cursinho Machadianos, organizado pela EFOP Vânia Bambirra e pelo Coletivo UFSC à Esquerda, é um cursinho popular pré-vestibular de redação e literatura voltado para os estudantes concluintes do ensino médio de escolas públicas na região de Florianópolis (SC) e trabalhadores que já concluíram o ensino médio e desejam retomar os estudos em universidades públicas.


O Cursinho Machadianos trabalhará com as obras literárias exigidas pelos vestibulares da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Caso você não possua os livros não há problema algum: iremos disponibilizar os livros online aos estudantes do Cursinho.


O Cursinho é totalmente gratuito e as vagas são limitadas! As inscrições já podem ser realizadas através do site da EFOP, decidimos aumentar o período de inscrições! Há um formulário a ser preenchido com informações gerais: nome, data de nascimento, cidade, curso e universidade pretendida, entre outros. As inscrições poderão ser feitas até o dia 04 de setembro e o resultado das inscrições serão divulgadas em nosso site no dia 14 de setembro.


Para acessar o formulário de inscrições, acesse o link: https://www.efopvaniabambirra.com.br/events/inscricao-do-pre-vestibular-machadianos.


Em decorrência da pandemia e da necessidade de isolamento social para contenção da disseminação do vírus, o Cursinho Machadianos irá iniciar de maneira remota, através de uma plataforma online.


Lembramos que as atividades serão estruturado da seguinte maneira:


1) Aulas de literatura e formação social brasileira: As aulas têm por objetivo auxiliar os estudantes na prática da argumentação e da organização de ideias, além de propiciar um espaço de conhecimento sobre o Brasil, sua história, política e cultura.


2) Aulas revisão de gramática e redação em língua portuguesa: As aulas de gramática serão personalizadas de acordo com as dificuldades mais frequentes dos estudantes matriculados no cursinho e serão realizadas conforme o esquema de revisões até a data do vestibular. Além disso, serão trabalhados os gêneros textuais, como dissertação, conto e crônica, e a construção de argumentações e reflexões na escrita da redação.


​3) Prática e correção de redações: Cada estudante produzirá pelo menos uma redação por semana. Após cada aula de literatura e formação social do Brasil, os estudantes irão se reunir individualmente com seu monitor e ele fará indicações sobre como a redação pode ser melhorada em relação à construção de argumentos, de frases e aos critérios de correção do vestibular. Cada estudante terá um monitor que lhe acompanhará durante o cursinho.


Você tem alguma dúvida? Entre em contato conosco pelo Facebook! Conhece algum interessado? Nos ajude a compartilhar!


Escola de formação Política da Classe Trabalhadora - Vânia Bambirra www.efopvaniabambirra.com.br

UFSC à Esquerda https://ufscaesquerda.com


Cronograma:

04/09/2020 Fim do período de inscrições

14/09/2020 Divulgação do resultado final da seleção

19/09/2020 Início das aulas


145 visualizações0 comentário
bottom of page