Cursinho Machadianos - Obras do vestibular UFSC e UDESC

Atualizado: Ago 11



A EFOP Vânia Bambirra e o Coletivo UFSC à Esquerda uniram forças para criar um cursinho popular de redação e literatura voltado para os estudantes concluintes do ensino médio de escolas públicas na região de Florianópolis (SC) e trabalhadores que já concluíram o ensino médio e desejam retomar os estudos em universidades públicas.


O Cursinho Machadianos será voltado para os vestibulares da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Portanto, as aulas de literatura serão baseadas nas obras literárias indicadas pelas duas universidades. Para o vestibular de verão 2021, a lista de obras é a seguinte:


“De amor e amizade” de Clarice Lispector; “Negro” de Cruz e Souza; “Boca do inferno” de Ana Miranda; “Fazenda Modelo” de Chico Buarque; “Ânsia eterna” de Júlia Lopes de Almeida. Todos esses cairão tanto na UFSC quanto na UDESC. Na lista da UFSC também está incluído o livro “Cemitério dos vivos” de Lima Barreto.


Cada uma dessas obras remete a um tempo histórico da sociedade brasileira e da literatura nacional. Desde o romance histórico da Ana Miranda, que remete ao século XVII na Bahia, até a ditadura, com o livro de Chico Buarque, escrito em 1974. Portanto, no Cursinho, iremos abordar cada obra e autor dentro do contexto da formação social brasileira.


As inscrições para o Cursinho Machadianos irão abrir no meio do mês de agosto e ficarão abertas o dia 4 de setembro, fique atento a nossa página. A divulgação dos resultados finais das inscrições será feita no dia 14 de setembro. O cursinho é inteiramente gratuito!


Escola de formação Política da Classe Trabalhadora - Vânia Bambirra www.efopvaniabambirra.com.br

UFSC à Esquerda https://ufscaesquerda.com


77 visualizações