sobre a efop

A Escola surgiu como um instrumento de formação política da nossa classe. Sediada em Florianópolis (SC) é um meio de disputar o ambiente da Universidade, mantendo viva a tradição de intensos debates sobre o marxismo e o socialismo revolucionário. Nossas propostas de atividades contemplam os mais variados aspectos, desde formações introdutórias aos estudos avançados, mas também estudos técnicos e instrumentais sobre ferramentas (fotografia, edição de videos, análise de dados etc).

Fundada em 2016, realizou diversas atividades de formação em colaboração com entidades estudantis e sindicais, movimentos, partidos e organizações classistas. Escolhemos o nome de Vânia Bambirra, uma das principais intelectuais da Teoria Marxista da Dependência como forma de homenagear sua grandeza histórica e imensa generosidade com nossa classe.

Os socialistas sempre mantiveram equipamentos de formação de caráter amplo, plural e democrático para o trabalho de formação de trabalhadores e estudantes. Aliados aos jornais, esses instrumentos complementam a tarefa educativa e formam os sujeitos para a tarefa urgente da revolução. No Brasil, essa tradição levou a cabo diversas iniciativas. A EFoP surge nesta esteira, disposta e pronta a colaborar com outros instrumentos para a construção das condições objetivas e subjetivas da revolução brasileira.

Qualquer entidade organizativa de estudantes e trabalhadores são bem-vindos para construir atividades conjuntas. As formações já realizadas são sistematizadas e prontas para serem realizadas novamente adequando-se o formato e a linguagem aos públicos a que se destinam. Se sua entidade quiser realizar atividades conjuntas, entre em contato.